segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

GIMNOSPERMAS

As Gimnospermas são Plantas Vasculares (Traqueófitas), com sementes "nuas", ou seja, sem a formação de um "carpo" (fruto). Diferentemente das Briófitas e das Pteridófitas, as Gimnospermas possuem raiz, caule, folhas e sementes. No entanto, são desprovidas de flores e frutos. Uma das evoluções das Gimnospermas é o caule composto por Xilema e Floema: tecidos especializados na condução de Seiva Bruta e Elaborada. Apesar de serem Fanerógamas, por possuírem sementes, o Ciclo Reprodutivo se dá através dos estróbilos. Todo estróbilo (cone) é formado por uma folha modificada, capaz de produzir o pólen ou o óvulo. Dessa forma, ocorre a fecundação e a produção de sementes. Ou seja, o Ciclo Reprodutivo da Gimnosperma começa com a modificação das folhas, que dão origem aos estróbilos masculinos ou femininos. Os megastróbilos representam a folha fértil feminina (inflorescência) das Gimnospermas. A inflorescência masculina recebe o nome de microstóbilo. Nesse processo temos os megasporângios (gametófitos femininos) e os microsporângios (gametófitos masculinos). As Gimnospermas se dividem em quatro grupos: Cycadophyta (Cicadáceas), Ginkgophyta (Ginkgos), Coniferophyta (Coníferas) e Gnetophyta (Gnetófitas). Uma curiosidade sobre essas Plantas, é que muitas Florestas são compostas por Gimnospermas, e um bom exemplo disso são: os Pinheiros, as Araucárias e as Sequoias. Por isso, elas costumam estar presentes em Áreas de Preservação Ambiental, bem como, em Áreas de Extração Madeireira. Outra curiosidade é que o Gingko Biloba é uma Gimnosperma. E por fim, os famosos "Pinheirinhos de Natal", que são uma representação clássica de Gimnosperma.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

PTERIDÓFITAS

Ao contrário das Briófitas, as Pteridófitas são Plantas Vasculares (Traqueófitas), sem Sementes. No entanto, assim como as Briófitas, a Reprodução se dá por Alternância de Gerações. Por isso, elas também necessitam de ambientes úmidos e com baixa luminosidade, para sobreviver... As Pteridófitas são popularmente conhecidas como "Samambaias", mas, incluem também: as Avencas, as Cavalinhas e os Licopódios. As Traqueófitas são Plantas com Organização mais complexa, ou seja, elas possuem um Sistema de Tecidos: o Sistema Parenquimatoso (Fundamental), o Sistema Dérmico e o Sistema Vascular. O Sistema de Tecidos compreende um Agrupamento Celular Organizado. Assim, as Pteridófitas demonstram serem mais organizadas que as Briófitas, mas, menos evoluídas que as Gimnospermas e as Angiospermas.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

BRIÓFITAS

As Briófitas são Plantas de pequeno porte Avasculares, porque não apresentam Vasos Condutores de Seiva. Por serem muito pequenas, apresentam apenas rizoides, cauloides e filoides. Na Natureza, as Briófitas formam os famosos "tapetinhos verdes". Estes crescem, preferencialmente, em áreas bastante úmidas. Sua reprodução ocorre por Alternância de Gerações: Sexuada (Gametófita) e Assexuada (Esporófita). Podendo ser Dioicas (com Indivíduos Machos e Fêmeas) ou Monoicas (Hermafroditas). Na Fase Assexuada a Reprodução ocorre pela dispersão de Esporos. Na Fase Sexuada existe a necessidade de água para a Locomoção do Gametófito Masculino (Anterozoides, advindos do Anterídio) até o Gametófito Feminino (Ooesfera, dentro do Arquegônio). Apesar de serem Multicelulares, as Briófitas não possuem flores, sementes ou frutos. Mesmo assim, são consideradas Plantas, porque realizam Fotossíntese, possuem Cloroplastos com Clorofila a e b e reservam Amido... Uma curiosidade, é que todos os tipos de Briófitas são chamadas popularmente de "Musgos". Contudo, as Briófitas dividem-se em: Musgos, Hepáticas e Antóceros. 

quinta-feira, 18 de julho de 2024

PLANTAS

O Reino das Plantas também pode ser chamado de Reino Vegetal ou Metaphyta. Esse Reino compreende indivíduos Autótrofos, ou seja, que produzem seu próprio alimento. Um Ser Autotrófico pode ser: Fotossintetizante ou Quimiossintetizante. Quer dizer, ele realiza Fotossíntese com Luz Solar ou com Luz Artificial. Todos os indivíduos desse Reino são formados por muitas Células com Núcleo (Eucariontes). Por serem Multicelulares, as Plantas possuem inúmeras características diferenciais que lhe permitem viver em vários ambientes, terrestres e aquáticos. As Células das Plantas possuem estruturas especializadas, tais como: Plastídios, Vacúolos e Parede Celular. Os Plastídios são Organelas Celulares que armazenam substâncias, tais como: a Clorofila. Os Cloroplastos (Plastos com Clorofila) auxiliam na realização da Fotossíntese. Dessa forma, o que diferencia "visualmente" as Plantas dos demais Reinos, primeiramente, é a presença de pigmentos verdes (Clorofila) e, depois, é a fixação no Ambiente. A Clorofila permite que a Planta realize a Fotossíntese, e a Fixação auxilia a Planta a absorver, sintetizar e armazenar Nutrientes. A Respiração das Plantas ajuda na manutenção do Meio Ambiente através das trocas gasosas, onde ocorre a liberação de Oxigênio (O2) e redução de Gás Carbônico (CO2) na Atmosfera. Quanto a Reprodução, algumas Plantas podem se reproduzir Assexuadamente, enquanto outras se reproduzem apenas Sexuadamente. Além disso, a presença de determinadas Plantas são indicadores de equilíbrio no Bioma. Para estudo e classificação, no Grupo das Plantas temos as: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.

sábado, 30 de março de 2024

ALGAS

As Algas já fizeram parte do Reino Vegetal mas, atualmente, pertencem ao Reino Protista... Elas mudaram de Reino por conta de algumas peculiaridades. As Algas são Organismos Autotróficos Fotossintetizantes, que vivem em ambientes úmidos ou aquáticos. Além de serem Eucariontes, elas podem ser Unicelulares ou Multicelulares (filamentosas), com Reprodução Assexuada ou Sexuada (Zoósporos). Elas também podem ser Microscópicas ou Macroscópicas. As Algas Microscópicas formam o "famoso" Fitoplâncton, o qual alimenta milhares de criaturas aquáticas. As Algas Macroscópicas servem de moradia e esconderijo para os pequeninos habitantes das águas, além de outras funções... Ou seja, as Algas são Organismos (fundamentalmente) essenciais para a manutenção da Vida na Terra, por conta da Liberação de Oxigênio na Atmosfera, por serem Fonte de Alimento e por protegerem a Vida Aquática. Devido a presença de determinados pigmentos ou estruturas as Algas são agrupadas em Filos: Chlorophyta (Verdes), Phaeophyta (Pardas), Rhodophyta (Vermelhas), Bacillariophyta (Diatomáceas), Chrysophyta (Douradas), Euglenophyta (Flagelados), Dinophyta (Dinoflagelados). Alguns incluem as Algas Charophyta, mas estas são consideradas uma subdivisão do Filo Chlorophyta (Algas Verdes).

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

FUNGOS

No Reino Fungi todos os Organismos são Eucariontes (com Envoltório Nuclear) e Heterotróficos (que se alimentam de Matéria Orgânica). Como os Fungos não possuem Clorofila, eles não produzem seu próprio alimento. Os Fungos podem: ser Unicelulares ou Pluricelulares (com uma ou mais Células); ter tamanhos variados (Microscópicos ou Visíveis na Natureza); e se reproduzir Assexuadamente (por esporos) ou Sexuadamente (por hifas). Quanto a Respiração, a maioria dos Fungos são Aeróbios (respiram com Oxigênio); mas alguns podem ser Anaeróbios (respiram sem Oxigênio). No Reino Fungi estão as Leveduras, os Bolores, os Mofos, os Cogumelos, as Orelhas de Pau e os Líquens. Ou seja, na Natureza temos Fungos: Comestíveis (Nutritivos), Decompositores (Saprófagos), Simbiontes (Mutualísticos), Parasitas (Causadores de Doenças) e Medicinais (utilizados na Produção de Medicamentos). De acordo com a Antiga Classificação Científica, o Reino Fungi possuía cinco Filos em sua divisão: Ascomicetos, Basidiomicetos, Glomeromicetos, Zigomicetos e Quitrídios. Mas, atualmente, consideram-se sete Filos: Chytridiomycota, Neocallimastigomycota, Blastocladiomycota, Microsporídia, Glomeromycota, Ascomycota e Basidiomycota.