Uma Ecosfera representa um Sistema Ecológico hermeticamente fechado. Quer dizer, sem qualquer interferência externa... Dessa forma, todas as interações devem permanecer constantes e inalteradas, como em um Ecossistema perfeito.
Biosfera ou Esfera Viva é o conceito utilizado para explicar o Sistema de Vida na Terra. Todo e qualquer Sistema Vivo necessita de uma estrutura altamente complexa para sobreviver... Por isso, qualquer desarranjo estrutural interfere indubitavelmente sobre a Vida.
Todo Sistema, capaz de se manter indefinidamente, com Recursos próprios e apropriados, é tido como "autossustentável". Portanto, a Autossustentabilidade é uma capacidade intrínseca a todo Sistema autossuficiente.
Todo Sistema, capaz de se manter de forma adequada, por determinado período de tempo, é tido como sustentável. Portanto, Sustentabilidade é a capacidade que um determinado Sistema possui de prover recursos a si mesmo.
A Teoria dos Ecossistemas ou Teoria dos Sistemas Ecológicos refere-se ao estudo das interações existentes entre todos os componentes vivos e não-vivos dentro de um ou de vários Sistemas.
A palavra Ecossistema foi utilizada pela primeira vez em 1935, pelo Ecólogo Sir Arthur Tansley. Onde, Eco (do latim/grego "Oikos") = Casa, Lar ou Moradia... Sistema (do latim/grego "Synistanai") = Organização, Conjunto ou Reunião. Entendendo, um "Sistema da Casa" pode ser definido como um Sistema Fechado, onde tudo o que acontece dentro do Sistema afeta a todos, integralmente.
Um Bioma representa, especificamente, a Fauna e a Flora de uma determinada Região. Quer dizer, o tipo de vegetação, bem como, cada espécie de animal que existe em uma localidade, pertencem a um Bioma específico.
No Ecossistema, todo Habitat é provido de um Nicho Ecológico específico. Nicho é a organização de um espaço. Ecológico é o estudo do Ambiente. Dessa forma, um Nicho Ecológico representa o local ideal para a organização e a sobrevivência de uma determinada Espécie dentro de um Ambiente próprio e exclusivo.
Habitat é o local onde determinadas espécies vivem e convivem... Ou seja, é o ambiente ideal para o desenvolvimento e para a procriação de uma determinada espécie em questão.
A Fauna representa toda a variedade de animais existentes em uma determinada região. Ou seja, os bichos que convivem em um local, por determinado período de tempo, são reconhecidos como Fauna.
A Flora representa a distribuição do conjunto de plantas em espaços preservados. Toda vegetação natural, existente em uma determinada região, pode ser entendida como Flora.
O termo Biodiversidade refere-se à toda Diversidade Viva que engloba o Planeta Terra. Em geral, Biodiversidade é o mesmo que Diversidade Ecológica, ou seja, corresponde à todos os Seres Vivos existentes em todos os Ambientes do Planeta.
Diversidade representa tudo aquilo que é diverso ou diferente dos demais. Comparativamente, a Diversidade pode se referir à multiplicidade de aspectos existentes "visivelmente". Ou seja, a variedade de características que se apresentam em uma observação.
Entende-se por Natureza, tudo aquilo que existe de forma espontânea, desde uma partícula até o próprio Universo. Tanto o Todo, como as partes que compõe um Sistema, representam a sua Natureza.
Tudo o que existe dentro de um Sistema e em torno de um Sistema, pode ser entendido como Meio Ambiente. Ou seja, desde os fatores animados até os inanimados, fazem parte do Sistema "Meio Ambiente". Assim, todo e qualquer elemento, pode ser considerado como parte integrante do Meio...
Para garantir a existência de qualquer Organismo, todo e qualquer Sistema necessita conservar seus Ciclos para preservar as suas estruturas. Dessa forma, é possível manter o permanente Fluxo de Energia e a Conservação de seus Componentes.
Entende-se por Preservação, a capacidade de se perpeturar a Integridade de todo e qualquer Sistema. A Preservação permite ao Sistema se manter apropriadamente e continuadamente, com Recursos próprios.