A perfeita Harmonia é sentida por um Sistema, quando todos os seus componentes interagem integralmente com o Todo. "O Todo e as Partes atuam em Conjunto quando há Harmonia."
Cada Unidade componente de um Sistema deve adaptar-se ao funcionamento do Todo. Da perfeita adaptação entre as partes, depende a organização completa de todo o Sistema.
As partes de um Sistema que estão adoecidas, necessitam ser corrigidas. Corrigir um distúrbio significa: sanar, curar ou restabelecer. A verdadeira cura acontece quando a Unidade adoecida entra em equilíbrio com todo o Sistema!
Quando uma ou mais partes entram em desequilíbrio, todo o Sistema se desequilibra e adoece... Logo, toda Doença corresponde às anomalias existentes em uma das Estruturas do Sistema.
Em um Sistema Complexo, o Todo funciona adequadamente, porque existe compatibilidade entre suas partes. A compatibilidade permite que cada estrutura se adapte perfeitamente em sua função.
Em um Sistema, a junção entre dois segmentos chama-se "Articulação". Um Sistema funcional é aquele que articula devidamente as suas partes. Quando a Articulação de um dos componentes do Sistema "falha", todas as partes do Sistema sentem o desequilíbrio...
Para funcionar bem, todo e qualquer Sistema precisa de "Circulação". Sabemos que um Sistema está em equilíbrio, quando o fluxo de sua Circulação ocorre de forma natural e espontânea.