Todo Sistema se organiza devido à funcionalidade dos Ciclos... Por isso, cada Ciclo é importante para estabilizar a função geral do Sistema. A conservação de todas as partes componentes de um Sistema ocorre por conta de todos os Ciclos.
Em um Sistema Natural, todos os organismos vivos sofrem seleção... A Seleção ocorre de forma natural e espontânea, com o propósito de selecionar o Organismo mais adaptados ao Meio Ambiente em questão... Ou seja, a Seleção "seleciona" espontaneamente e naturalmente a Unidade mais adaptada ao perfeito funcionamento do Todo.
Toda Unidade existe porque possui uma Função junto ao Sistema, assim como, todo Sistema existe porque desempenha uma Função junto aos demais... Ou seja, cada Unidade atua em Função de um Sistema, bem como, cada Sistema atua em função de um Conjunto de Sistemas.
Durante a realização de suas atividades individuais ou conjuntas, um Sistema precisa preservar a "Integridade" de cada componente, ao mesmo tempo em que mantém o funcionamento do Todo. É preciso entender que, dentro de um Sistema, cada componente funciona individualmente, ao mesmo tempo em que atua conjuntamente...
O que torna um Sistema Inteiro é a Integração! Por isso, um Sistema só pode ser considerado completo, quando houver "Integração" entre todos os seus componentes.
Um "Sistema Integrado" é um Sistema equilibrado... Um Sistema está em equilíbrio, quando todas as partes funcionam adequadamente. Ou seja, a integralidade de um Sistema baseia-se na funcionalidade de todas as suas partes.
Um "Sistema Integral" é o mesmo que um "Sistema Completo". Integral quer dizer Inteiro. Completo significa que contém todas as suas partes. Ou seja, um "Sistema Integral e Completo" é o mesmo que um Sistema Funcional, onde todas as suas partes atendem perfeitamente às necessidades do Todo.